Perto de uma centena de pessoas, entre pais, encarregados de educação, diretores de estabelecimentos escolares, professores, educadores, funcionários dos ATL, alunos de vários graus de ensino, agentes de proteção civil e população em geral, participaram, na passada segunda-feira, dia 8, na palestra “Educação para a Segurança das Crianças na Água”.
O verão já começou e o bom tempo e as férias que se avizinham são razões mais do que suficientes para miúdos e graúdos começarem a programar as idas à praia e à piscina. É a época em que ocorrem mais acidentes por afogamento, pelo que é preciso estar alerta para evitar o drama e saber atuar em caso de emergência.
Consciente sobre a importância do problema o Município de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), organizou uma palestra que teve por objetivo alertar a população para os cuidados a ter com as crianças quando existe água por perto.
O número de presenças, perto de uma centena de participantes, confirmou a importância do tema que é, cada vez mais, uma preocupação para as autoridades, sobretudo durante esta época do ano.
Das questões abordadas destaque-se a que se prende com a necessidade de promover regras e comportamentos na área da prevenção, quer por parte das famílias quer de professores e educadores, o que aliado a uma vigilância apertada irá contribuir para a diminuição dos acidentes e mortes por afogamento. Foram também discutidas as regras de segurança nas embarcações, praias, parques aquáticos, ribeiras, poços, em casa, em piscinas particulares e públicas e como agir em situação de emergência.
Ana Vidigal, vereadora com a responsabilidade da Proteção Civil, chamou a atenção de pais e educadores para a responsabilidade de proteger as crianças alertando para a existência de perigos. “As férias estão quase a começar e uma ida à praia ou à piscina é sempre muito agradável, quer a criança o faça em família ou com os coleguinhas do Jardim de Infância ou do ATL. No entanto, para estes momentos sejam vividos em segurança é imprescindível educar os mais novos sobre os cuidados a ter com a exposição solar, a alimentação e os banhos, o significado das bandeiras e sobretudo para a importância de saber respeitar as instruções dos adultos: pais, educadores e nadadores-salvadores”.
A iniciativa contou com a participação da Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), Autoridade Marítima, Polícia Marítima, Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) e da AQUAFORM.