O mês de novembro vai ser recheado de exposições artísticas para todos os gostos. Na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, estará patente a exposição “O Morcego Bibliotecário”, de Paulo Galindo; na Galeria de Arte Pintor Samora Barros serão apresentadas as ilustrações de Maria Miguel Oliveira (Marry Berry), “Colocar os Pontos nos Is, na prevenção dos Oceanos”; na Galeria Municipal João Bailote está em exibição a exposição de pintura “Eu existo, tu existes, nós coexistimos” de Bruno Ceriz; no Arquivo Municipal de Albufeira decorre a exposição “Scriptorium Medieval”; e ainda na esplanada Dr. Frutuoso da Silva está patente a mostra de Artur Pastor, “Um Algarve diferente”. Nas freguesias é possível apreciar a exposição coletiva “A sonhar o futuro”. Outro destaque vai para a fotografia, com a obra de João Fazenda na exposição intitulada “Time Lapses – No Algarve a Parar o Tempo”, a ter lugar de 9 de novembro a 25 de fevereiro de 2023, no Museu Municipal de Arqueologia.
Em Albufeira, Novembro vai ser um mês em grande para os amantes das artes plásticas. As galerias de arte serão palco das mais variadas exposições artísticas: pintura, ilustração, fotografia e muito mais!
De hoje, dia 3, a 29 de novembro, a Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe as ilustrações de Paulo Galindo a partir do argumento criativo de Cármen Zita Ferreira, “O Morcego Bibliotecário”. A exposição fala sobre morcegos e a sua habilidade de capturar insetos, assegurando a preservação dos livros de algumas das mais antigas e relevantes bibliotecas portuguesas. A Biblioteca Municipal está aberta todas as segundas-feiras das 12h00 às 18h30, de terça a sexta das 09h30 às 19h15 e sábados das 10h00 às 16h30, com exceção de domingos e feriados.
De 4 a 25 de novembro estará patente a ilustração “Colocar os Pontos nos Is, na prevenção dos Oceanos”, de Maria Miguel Pereira de Oliveira, com curadoria de João Espada, a decorrer na Galeria de Arte Pintor Samora Barros. Trata-se de uma exposição que procura sensibilizar o cuidado com os habitats dos oceanos e da sua vida marinha. A Galeria está aberta de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, encerrando aos domingos e feriados
Na Galeria Municipal João Bailote, estará em exibição até dia 26 de novembro, a exposição de pintura “Eu existo, tu existes, nós coexistimos”, de Bruno Ceriz, esta que é a primeira exposição individual do artista albufeirense, com horário de segunda a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, encerrando aos domingos e feriados.
O grande destaque vai para a mostra fotográfica de João Fazenda, com a exposição “Time Lapses – No Algarve a Parar o Tempo”, a decorrer de 9 de novembro a 25 de fevereiro de 2023 no Museu Municipal de Arqueologia. Uma exposição recheada de “referências culturais, no campo das artes visuais, não só da própria fotografia, como da pintura e da literatura”. Estará aberta de terça a domingo, das 09h30 às 17h30, encerrando à segunda-feira.
Já no Arquivo Municipal de Albufeira, decorre a exposição “Scriptorium Medieval”, até dia 11 de dezembro. Uma viagem até à Idade Média, com a exposição daquilo que queria um scriptorium, uma oficina onde trabalhavam os monges copistas, procurando representar um centro de cópia de manuscritos. As expedições orientadas para visitantes, grupos e escolas serão realizadas através de marcação para o e-mail arquivo.historico@cm-albufeira.pt ou telefone 289 599 638. A Sala de Extensão Cultural do Arquivo está aberta ao público de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 12h30, e das 13h30 às 17h00.
Refira-se ainda que, até dia 10 de junho de 2023 decorre na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva, a exposição fotográfica de Artur Pastor “Um Algarve Diferente”. Depois de ter estado patente no Cais Herculano, a exposição “A sonhar o futuro”, da autoria coletiva dos utentes do CATE - Centro de Alojamento Centro de Acolhimento Temporário de Emergência vai estar patente a partir de hoje, dia 3 e até dia 11 de novembro na Guia (Mercado Municipal), de 14 a 21 de novembro em Paderne (sede da Junta de Freguesia, sala do 1.º andar), de 23 a 30 de novembro, em Ferreiras (Mercado Municipal) e em Olhos de Água, de 5 a 12 de dezembro (Sala de Exposições – Apoio de Praia).