A Nintendo vai assegurar a todos os consumidores o direito de reparar gratuitamente os comandos defeituosos das consolas de jogos «Nintendo Switch» e «Nintendo Switch Lite», mesmo após o período de garantia legal.
Os consumidores tinham reportado às autoridades de defesa do consumidor da União Europeia (autoridades da rede de cooperação de defesa do consumidor - CPC) e às associações de consumidores a existência de problemas de deterioração e perda de controlo da consola. Este problema, conhecido como «Joy-Con drift», inutilizava os comandos, não sendo possível, para os consumidores, proceder a uma reparação fácil ou gratuita, sendo necessária a substituição destes equipamentos.
Na sequência de um alerta do Gabinete Europeu das Uniões de Consumidores, a Comissão Europeia e o CPC contactaram a Nintendo, que concordou em assegurar a todos os consumidores o direito de reparar gratuitamente os comandos «Joy-Con» defeituosos nos seus centros de reparação, bem como informar claramente os consumidores desta decisão, independentemente de o problema ter sido causado por um defeito ou por desgaste e de a garantia do fabricante já ter expirado.
Esta ação conjunta foi liderada pelo Ministério do Desenvolvimento e Investimentos da Grécia e pela Agência Federal do Ambiente da Alemanha, e coordenada pela Comissão Europeia.