O “Diabetes em Movimento” é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, que está a ser implementado em Albufeira pela primeira vez, numa parceria entre o Agrupamento de Centros de Saúde Algarve I – Central e o Município de Albufeira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), no âmbito da transferência de competências para a autarquia na área da Saúde. As sessões de exercício físico decorrem de outubro de 2023 a junho de 2024, três dias por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 10h45 e as 12h15, na sala de Fitness das Piscinas Municipais de Albufeira. Informe-se com o seu médico de família!
“Diabetes em Movimento” arrancou, no passado dia 2 de outubro, e a participação é gratuita. São elegíveis para participar no programa pessoas com idades entre os 50 e os 80 anos e com diagnóstico de diabetes há pelo menos 6 meses. Para participar, deverá ser referenciado pelos médicos do Centro de Saúde de Albufeira, incluindo as suas extensões. Os grupos são constituídos no máximo por 20 participantes e as aulas são dinamizadas por um técnico de desporto e por enfermeiros. As sessões de exercício são dinamizadas por um técnico de desporto e por enfermeiros. Adicionalmente, fazem, ainda, parte do programa sessões de educação para a saúde, a comemoração de efemérides, entre outras iniciativas. Caso queira participar, informe-se no Centro de Saúde.
O programa, que começou em 2009, no âmbito de uma tese de doutoramento em Ciências do Desporto, do médico de Saúde Pública, Romeu Mendes (atual coordenador nacional do programa), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia foi sofrendo, ao longo do tempo, vários processos de expansão. Em janeiro de 2018 foi integrado na Direção-Geral de Saúde, que “assumiu a sua coordenação através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes. Com a pandemia de COVID-19 foi suspenso, quando já estava a funcionar em 32 município portugueses, envolvendo cerca de 1500 utentes do SNS. A retoma do programa ocorreu em Janeiro de 2023 em 22 municípios, no entanto, para a época de 2023-2024 juntaram-se mais 20 municípios aos 22 anteriores, sendo um dos quais Albufeira.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, recorda que a diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país “existe mais de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal e a atividade física é um dos pilares do tratamento, pelo que o Município está a apostar forte no combate à doença, aderindo a este programa”. Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo SMPC, corrobora a opinião do presidente, dizendo que “está provado que o exercício físico melhora o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida”.