MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA CELEBRA ABERTURA DO ESPAÇO “ALBUFEIRA COM CORAÇÃO”

O Espaço da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira acolheu ontem, no período da manhã, aquela que foi a abertura do espaço “Albufeira com Coração”. O evento, que resulta de uma parceria entre o Município de Albufeira com a associação ABC – Algarve Biomedical Center e a Santa Casa da Misericórdia, reuniu membros do Executivo, os Serviços Municipais de Proteção Civil, GNR, Santa Casa da Misericórdia, entre outras entidades. José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, refere que este espaço “vem possibilitar a prevenção das doenças cardiovasculares”, sublinhando que, “é importante, tanto para os nossos residentes, como para os turistas que nos visitam, anualmente, termos uma população que se sente acompanhada e em segurança”.

Decorreu ontem, dia 5 de abril, a abertura do “Espaço Albufeira com Coração”, localizado na Rua António Aleixo n.º 22. O espaço cedido pela Santa Casa da Misericórdia do concelho e que parte de uma parceria do Município de Albufeira com a associação ABC – Algarve Biomedical Center reuniu, no período da manhã, os membros do Executivo, Serviços Municipais de Proteção Civil, GNR,  Santa Casa da Misericórdia, entre outras entidades.

Integrado nos programas PDAE – Programa de Desfibrilhação Automática Externa e o A3_COR – Programa de Reabilitação Cardíaca e de Osteoartrose, o novo “Albufeira com Coração” pretende sensibilizar e reabilitar todos os indivíduos, que tenham fatores de risco cardiovasculares, para uma vida ativa, saudável e segura, disponibilizando conhecimentos acerca dos comportamentos a adotar numa situação de urgência médica.

Recorde-se que, o programa PDAE providencia mais de 11 equipamentos móveis, entre eles, viaturas da GNR, Bombeiros Voluntários de Albufeira, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, ANSA – Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, possibilitando uma resposta mais eficaz em caso de emergência. Por sua vez, o programa A3_COR – Algarve Active Ageing Cardiac and Osteorthritis Rehabilitation, apresentando por Tatiana Neto e Maria Pinto, pretende implementar um protocolo de exercícios destinados a doentes que sofram de pós-enfarte, hipertensão ou osteoartrose nos joelhos, sempre com o intuito de “reabilitar e melhorar a qualidade de vida dos doentes”, frisam.

José Carlos Rolo, presidente da autarquia, reforçou que “é de extrema importância que, enquanto município, consigamos dar resposta à necessidade dos nossos residentes e dos milhares de turistas que nos visitam anualmente”. O edil revelou, ainda que, “Albufeira encontra-se num dos primeiros lugares do ranking de concelhos com mais desfibrilhadores na via pública, o que comprova a nossa preocupação em dar uma resposta rápida de forma preventiva aos munícipes”.

Refira-se que o espaço foi financiado pela associação “Cresce Algarve 2020”, juntamente com o Município e que, será alargado para uma segunda localização, no Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água. Atualmente, o programa serve cerca de uma centena de pessoas, sendo que neste novo espaço podem estar cinco pessoas simultaneamente.

2023/04/06