O Município de Albufeira concluiu a instalação de dois postos de carregamento de veículos elétricos de utilização pública. Estes dois postos de carregamento semirrápido, estão localizados na Rua do Município – no parque de estacionamento de superfície público, e na Rua Manuel Bentes Júnior – junto ao parque de estacionamento P1. O custo total do investimento rondou os 20 mil eutros e pretende criar uma alternativa válida para o fornecimento de energia a veículos elétricos que registam uma procura cada vez maior no mercado automóvel
O Município de Albufeira ativou esta 2ª feira, os postos públicos de carregamento de veículos eléctricos, localizados na Rua do Município – no parque de estacionamento de superfície público, e na Rua Manuel Bentes Júnior – junto ao parque de estacionamento P1. Trata-se de 2 postos de carregamento semirrápido, que se traduziram num investimento a rondar os 20 mil euros. Nesta fase experimental, o abastecimento energético é gratuito.
Estes dois postos, ligados à rede nacional de mobilidade elétrica, a MOBI.E, estão agora disponíveis para todos os cidadãos inscritos naquela entidade, a qual entregará um cartão aos interessados. Cada posto possui dois pontos de abastecimento (cada um possui 22 kW de potência nominal) permitindo a carga simultânea de dois veículos elétricos, ou híbridos plug-in, à potência máxima. Cada ponto de carga é constituído por uma tomada que permite o recarregamento de entre 20 a 80 % da bateria da viatura respetiva, num período entre 2 a 4 horas, dependendo do modelo.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, com esta medida, o Município está “a contribuir para a promoção da mobilidade sustentável, assim como para o objetivo nacional de alcançar uma redução de 9% de energia em 2020. Queremos ombrear o mais possível com as novas políticas tendentes a uma maior eficiência energética, para bem do ambiente, da economia, enfim, de todos nós”.
Ainda a este prpósito, refira-se que o Município de Albufeira possui atualmente na sua frota, um total de oito veículos eléctricos (seis viaturas e dois motociclos) estando prevista a aquisição de outras tantas, mediante concurso publico já lançado.