MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA FAZ BALANÇO DA ÉPOCA BALNEAR

A Câmara Municipal de Albufeira voltou a juntar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os concessionários das 25 praias do concelho e as entidades com responsabilidades na orla costeira, nomeadamente a Autoridade Marítima, a Agência Portuguesa do Ambiente, os Bombeiros Voluntários, a GNR e a Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira. Em cima da mesa estiveram questões relacionadas com o verão passado, em que todos apresentaram um balanço e sugeriram recomendações para a época balnear 2018, cujo período se manterá alargado entre 15 de maio e 15 de outubro.

Janeiro é mês de fazer a retrospetiva do ano que ficou para trás e, como tal, a Câmara Municipal de Albufeira voltou a reunir nos Paços do Concelho a comunidade ligada às suas praias para, juntos, fazerem o balanço da época balnear 2017 e delinearem estratégias para 2018.

“Albufeira tem uma grande responsabilidade nas suas praias, consideradas a alavanca turística da economia local, regional e também nacional, o que nos obriga a estar na linha da frente em matéria de qualidade”, frisou o presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, que integrou a mesa de oradores a par com o Capitão do Porto de Portimão, Ricardo Santos Arrabaça, a chefe de divisão da Agência Portuguesa do Ambiente/Algarve (APA/ARH), Isabel Pires, o presidente da Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA), Alberto Matos, o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, António Coelho, e o 1.º Sargento da GNR- Destacamento Territorial de Albufeira, Nelson Freitas.

Todas as entidades apresentaram o balanço do trabalho efetuado no âmbito das suas competências, chamando a atenção para algumas dificuldades sentidas e sugerindo novas linhas de atuação, sobretudo no que respeita à segurança das arribas, sinalética, estacionamento desorganizado, melhoria das acessibilidades, venda ambulante, requalificação dos apoios de praia, entre outras situações.

“É importante reunirmo-nos e termos a noção do papel que cada um desempenha para que possamos remar juntos na mesma direção. Albufeira está no topo da onda, registando números reveladores em 2017 com 8,14 milhões de dormidas, mais de 40% das receitas turísticas da região. Uma região que até novembro de 2017 registou mais 18,5 milhões de dormidas face ao período homólogo de 2016, o que representa um aumento de 5,4% de dormidas, perto de 4 milhões de hóspedes e um aumento de 13,1% de receitas. O Algarve ultrapassou os mil milhões de proveitos globais”, divulgou o autarca, relembrando que “temos que andar sempre na linha da frente, entidades públicas e privadas, fazendo um esforço para manter estes números e continuar a cativar os turistas”.

Albufeira continua a liderar em matéria de insígnias ambientais, com a totalidade das suas praias galardoadas com Bandeira Azul (25), a que se soma a Marina de Albufeira, recorde nacional que mantém há vários anos. A Qualidade da Água também tem merecido destaque, com 23 praias a hastear a bandeira da “Qualidade da Água Grau Ouro”, número que tem aumentado de ano para ano, tendo em 2017 atingido o seu máximo com a entrada da praia dos Olhos de água para a lista da Quercus. O número de “Praias Acessíveis” também tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2017 foram atribuídas 15 bandeiras (mais uma em relação ao ano anterior), fruto do investimento municipal, que dotou as zonas balneares de equipamentos acessíveis a pessoas com mobilidade condicionada, desde acessos pedonais, a instalações sanitárias, estacionamento e 23 equipamentos de apoio ao banho (tiralôs e andarilhos), num total que ultrapassou os 85 mil euros.

“Temos consciência de que há sempre pontos a melhorar e a minha porta está sempre aberta para dar resposta aos problemas que apresentam, da forma mais adequada e possível”, respondeu Carlos Silva e Sousa às intervenções dos representantes dos concessionários dos apoios balneares e recreativos. “São vocês que estão na linha da frente a tratar da nossa galinha dos ovos de ouro, tendo grande responsabilidade na imagem do nosso concelho. Todos temos a obrigação de lutar por uma Albufeira melhor”, concluiu o presidente, deixando a promessa de reforçar a atuação do município nas áreas da sua competência.

2018/01/25