JOSÉ CARLOS ROLO REIVINDICA AO GOVERNO MAIS E MELHORES MEIOS NA ÁREA DA SAÚDE

José Carlos Rolo deslocou-se a Lisboa para reivindicar mais e melhores meios de socorro na área da Saúde em Albufeira. As preocupações do autarca quanto à emergência médica foram apresentadas ao secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, que se mostrou “sensível” às suas solicitações, nomeadamente, “uma outra ambulância do INEM, bem como mais duas para os Bombeiros em regime de protocolo e uma outra com a Cruz Vermelha”. Refira-se que a população residente do concelho é de 44 mil habitantes, mas na época estival ascende, de modo flutuante, para 500 mil.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira foi recebido no passado dia 3 deste mês, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales. Nesta deslocação a Lisboa, José Carlos Rolo apresentou ao membro do governo as grandes preocupações quanto à emergência médica, nomeadamente o sistema de socorro no concelho de Albufeira.

O autarca referiu que Albufeira apresenta dificuldades no socorro pré-hospitalar ao longo de todo o ano, na medida em que é um concelho turístico, o que significa que tem uma população flutuante muito superior àquelas que se encontra registadas nos Censos de 2021 (44.000 residentes). Chegando aos meses de Julho e Agosto, a população chega a atingir 500.000 pessoas, registando-se ainda o facto de estar na confluência de várias vias de comunicação principais e bastante movimentadas, o que se traduz numa sobrecarga para os reduzidos meios que Albufeira possui, ou seja, uma ambulância protocolada na delegação da Cruz Vermelha Albufeira-Silves, sediada em Ferreiras, e uma protocolada com a Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Com esta Associação foi também protocolada, no passado mês de julho, a cedência de uma mota de salvamento, o que se traduz uma totalidade de meios bastante escassos.

“O que solicitei ao senhor secretário de Estado foi uma outra ambulância do INEM, bem como mais duas para os Bombeiros em regime de protocolo e uma outra com a Cruz Vermelha, sendo este reforço principalmente na época estival. E isso, seria o mínimo”, refere o autarca.

José Carlos Rolo adianta que o governante “foi sensível” às suas solicitações, no sentido de reforçar os meios do concelho, tendo o autarca disponibilizado desde logo os serviços municipais “para que se possa melhorar substancialmente o socorro às gentes de Albufeira e turistas”.

2022/08/25