INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ARTES E OFÍCIOS É UM DOS PONTOS ALTOS DAS COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

Albufeira sai de novo à rua para celebrar a Revolução dos Cravos. As Comemorações, que este ano se prolongam por vários dias, têm dois pontos altos: a inauguração do Centro de Artes e Ofícios, na Rua da Igreja Nova, onde funcionou o antigo Tribunal e a realização da Taça de Portugal Carlos Silva e Sousa. Para além da tradicional Cerimónia do Hastear da Bandeira, o programa integra uma exposição de cartazes do 25 de Abril, vários eventos desportivos e culmina com o espetáculo de Vitorino, no Auditório Municipal de Albufeira, a entoar canções ao Alentejo, à Liberdade, aos Poetas e aos amigos. Junte-se a nós neste Dia da Liberdade e participe no programa de Comemorações.

Este ano o 25 de Abril começa a ser evocado logo no dia 3 de abril, com a abertura da exposição “Revolução de Abril em Cartazes Históricos”, a decorrer no Arquivo Histórico de Albufeira, de segunda a sexta (9h00 -12h30| 13h30 – 17h00), até ao próximo dia 31 de maio.

Um dos pontos altos do programa acontece no dia 22 de abril (sábado). Trata-se da Taça de Portugal “Carlos Silva e Sousa”, uma prova de Ciclismo Feminino, que arranca, às 9h30, da Marina de Albufeira.

No dia 23 (domingo), realiza-se a Caminhada no Território Algarvensis – Percurso PR4 ABF – Planalto do Escarpão, Uma História com muitos Milhões de Anos – Do Oceano Tehtys ao Barrocal do Algarve. O ponto de encontro está marcado para as 8h30, junto ao Castelo de Paderne. Às 15h00, no Sintético Municipal de Albufeira, decorre a 3ª Jornada da 14ª edição do Campeonato dos Golfinhos.

Na segunda-feira, dia 24, a atividade desportiva continua a dar o mote às comemorações com a Caminhada do 25 de abril, organizada pelo Grupo Caminhadas ao Luar com o apoio do Município de Albufeira. Os participantes devem estar às 20h30, junto ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

No dia 25 (terça-feira) o programa começa como de costume, às 9h30, com a Cerimónia oficial do Hastear da Bandeira em frente aos Paços do Concelho, com Toque do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

À mesma hora, mas na Praça dos Pescadores, dá-se início ao IX Triatlo de Albufeira, uma organização do Futebol Clube de Ferreiras.

Segue-se, pelas 10h30, a inauguração do Centro de Artes e Ofícios de Albufeira com a abertura da exposição de Vanessa Barragão, Prémio Nacional de Artesanato em 2022, a decorrer na sala principal do edifício, e da exposição Tear – Projeto ECOS da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, na sala B. Trata-se da reabilitação do edifício do antigo Tribunal, construído em finais do século XIX e que esteve em funções até 1992 (ano da inauguração do Palácio da Justiça) e que a partir de agora vai estar aberto ao público com novas funções. A intervenção, que envolveu um investimento na ordem dos 600 mil euros, foi cofinanciada por Fundos Comunitários, no âmbito do programa FEDER, no valor de 314.825,45 euros.

À noite, pelas 21h30, tem início o Concerto Comemorativo do 25 de Abril, com Vitorino, no Auditório Municipal de Albufeira. Vitorino é um artista que, desde sempre, teve uma atitude de total abertura aos novos tempos, convivendo e colaborando com músicos de estilos diversos e de todas as latitudes. Está em palco com o mesmo respeito pelo público aprendido com aqueles com quem, inicialmente, o partilhou: José Afonso e Adriano Correia de Oliveira.Com eles percorreu o país cantando onde era possível, desde as sociedades culturais e recreativas aos palanques improvisados nas terra mais recônditas. A liberdade também se faz a cantar e neste dia, Vitorino canta ao Alentejo, à Liberdade, aos Poetas e aos Amigos.

Os bilhetes para o espetáculo custam 10 euros e estão à venda na Ticketline: https://ticketline.sapo.pt/evento/albufeira-comemora-25-abril-72550.

Durante a parte da manhã, entre as 10h00 e as 12h00, no Jardim de Vale Faro, há música ao vivo, barraquinhas de comes e bebes e atividades lúdicas para os mais pequeninos. Este último evento é organizado pela Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água.

2023/04/05