FOLCLORE E GASTRONOMIA ENRIQUECEM CULTURALMENTE ALBUFEIRA NO MÊS DE SETEMBRO

Com o apoio do Município, as Freguesias de Albufeira estão novamente em festa, valorizando o folclore e a gastronomia! Em Olhos de Água, o Polidesportivo local acolhe o 22.º Festival do Rancho Folclórico de Olhos de Água, hoje e amanhã. Em Ferreiras, a “Feira da Terra e do Petisco” acontece amanhã e domingo e promete momentos de grande diversão, boa música e muitos petiscos, como já é habitual. Já na freguesia de Paderne, vai ter lugar a XV Mostra dos Frutos Secos, nos dias 23 e 24 de setembro. São três eventos de entrada livre, onde a música popular não irá faltar, assim como as mostras de artesanato, a boa gastronomia e a doçaria regional.

Na Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, o Polidesportivo de Olhos de Água acolhe hoje e amanhã o 22.º Festival do Rancho Folclórico de Olhos de Água. Hoje, a partir das 19h00, o baile está a cargo de Mário Dias e amanhã terá lugar o desfile etnográfico, com saída do edifício da Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água e chegada ao Polidesportivo (GDR). Refira-se que, além do Rancho Folclórico de Olhos de Água, vão também estar presentes, o Rancho Folclórico de Granja do Tédio – Tabuaço, Associação Rancho Folclórico Mira de Aire – Porto de Mós, Rancho Folclórico da Freguesia de Santo Estevão – Benavente e, ainda, o Rancho Folclórico da Quinta Grande – Ilha da Madeira.

Em Ferreiras, a “Feira da Terra e do Petisco” acontece neste fim de semana e promete momentos de grande diversão, boa música e muitos petiscos como já é habitual. O evento de entrada livre, organizado pela Junta de Freguesia de Ferreira em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira, comércio local e associações de Ferreiras, realiza-se no parque de estacionamento do Complexo Desportivo da Nora. A festa arranca às 19h00, com o melhor da gastronomia típica e doçaria regional numa celebração das ementas tradicionais. Para além das saborosas iguarias, o destaque recai, igualmente, sobre o artesanato popular e a arte produzida em Albufeira. O certame é animado ao longo das duas noites por muitos artistas locais, como o acordeonista Marco António (dia 9), o teclista Cristiano Martins (dia 10) e Grupo de Música 3 A.M. (dia 10), mas os grandes destaques são Cathy, uma das ex integrantes da banda Tayti, que sobe ao palco no primeiro dia do evento e Clemente que encerra a festa, no dia 10 de setembro. Ainda, nesta edição da Feira da Terra e do Petisco atuam o Rancho Folclórico de Albufeira, a 9 de setembro, e a escola de dança Kids Studio, no dia 10.

Já na freguesia de Paderne, acontece a XV Mostra dos Frutos Secos, nos dias 23 e 24 de setembro, das 16h00 à 01h00. Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Paderne, com o apoio do Município de Albufeira e das associações e comércio local. O evento, que já vai na sua 15.ª edição, decorre no Parque de Estacionamento João Campos. Um momento a não perder, onde esta aldeia de Portugal se transforma numa grande montra das iguarias típicas da região, com destaque para os produtos confecionados à base de figo, amêndoa e alfarroba, mostra de artesanato e exposição de alfaias agrícolas.

2023/09/08