Estão abertas as inscrições para o programa Férias na Aldeia, uma iniciativa organizada em conjunto pelo Município de Albufeira, Junta de Freguesia de Paderne, Associação In Loco – Desenvolvimento e Cidadania e Aldeias de Portugal – Associação do Turismo de Aldeia. Refira-se que a iniciativa é financiada pelo programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 e pelo Portugal 2020. O programa Férias na Aldeia, que decorre nos próximos dias 9 e 10 de dezembro, na Aldeia de Paderne, inclui visitas a equipamentos culturais, Workshops, almoço e jantar com gastronomia típica da região e, para quem pretender usufruir ao máximo da experiência, a possibilidade de ficar hospedado num alojamento local. As inscrições decorrem até amanhã, quinta-feira, dia 7 de dezembro, através dos telefones: 351 961 624 529||289 367 168 ou dos emails: geral@freguesiadepaderne.pt | turismo@cm-albufeira.pt.
Férias na Aldeia é uma iniciativa que tem por objetivo recuperar a tradição das férias no campo, nas aldeias, através da promoção de experiências, organizadas de acordo com a oferta turística disponível, valorizando o que de melhor existe no local, dinamizando as suas características intrínsecas, acrescentando valor aos negócios locais e favorecendo o aparecimento e crescimento de uma oferta turística complementar.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que “esta é a segunda vez este ano que se realiza na Aldeia de Paderne um evento no âmbito das Aldeias de Portugal. O primeiro decorreu no passado mês de novembro com a iniciativa “Almoce e Jante Connosco” que contou com uma adesão bastante significativa”. José Carlos Rolo refere que se trata de eventos muitos importantes, na medida em que permitem dar a conhecer o Algarve interior, as suas raízes, tradições, história e património, ao mesmo tempo que contribuem para a dinamização da economia local”.
O programa a realizar nos próximos sábado (dia 9 de dezembro) e domingo (dia 10 de dezembro), na Aldeia de Paderne visa valorizar o património histórico, cultural e paisagístico local, através da dinamização de atividades e experiências para diversos públicos, adultos e crianças que, desta forma podem usufruir de um programa genuíno em família com visitas a equipamentos culturais, gastronomia e Workshops.
No dia 9, o programa começa, às 16h00, com uma visita à Casa do Acordeão, instrumento musical típico do Algarve, uma espécie de pequeno Museu, onde é possível encontrar peças únicas como acordeões, concertinas, fotografias, medalhas, cartazes e vestuário típico – um conjunto de mais de 1 500 peças de grande valor cultural. Pelas 19h00, segue-se um jantar no restaurante “Os Arcos” com Cenouras à Algarvia, Ensopado de Javali e Torta de Laranja.
No segundo dia, 10 de dezembro, o programa começa cedo, às 9h30, com uma visita ao Mercadinho de Domingo. Segue-se a realização de dois Workshops: um destinado à criação de colares de bolotas (10h00) e outro à realização de um separador de livros em empreita. Pelas 12h00, os participantes irão visitar a Biblioteca Museu do Jornal a Avezinha, um jornal local quase centenário, que após encerradas as portas decidiu apresentar o seu imenso espólio: milhares de livros e todo o acervo bibliográfico do jornal, no piso onde funciona a Biblioteca. Na cave foi instalado um Museu, onde diversas máquinas e equipamentos recordam a atividade do jornal. O programa termina com um almoço, marcado para as 13h00, na Casa do Povo de Paderne, com Cozido de Milhos e Bolo de Amêndoa e Gila.
O preço do programa é de € 32.50 para Adultos; € 20 para Crianças dos 6 aos 12 anos (até aos 5 anos gratuito). Este valor não inclui o preço do alojamento no Monte Ophélia – Alojamento Local, mediante disponibilidade (as reservas devem ser efetuadas através do email info@monteophelia.com ou tel: 963 389 750.
As receitas do evento revertem a favor da Casa do Povo de Paderne. Deverá ser feito o pagamento de € 10 no momento da inscrição, através de transferência bancária: PT50 0045 7010 4000 1300 7188 8.