“EXPRESSÕES” E “AL-GHARB SERENO”: DUAS NOVAS EXPOSIÇÕES DE PINTURA NA GALERIA DE ARTE PINTOR SAMORA BARROS

O mês de novembro volta a propor excelentes sugestões de visita às galerias municipais de Albufeira. A Galeria de Arte Pintor Samora Barros recebe “Expressões”, de Isabel Lopes, a partir do dia 11 de novembro e até dia 28, e “Al-Gharb Sereno: A luz ténue na paisagem algarvia”, de Cristina Cabrita, de 30 de novembro a 6 de janeiro. Neste mês ainda é possível conhecer a exposição “Portugal” de George Landmann, no Museu Municipal de Arqueologia e a exposição “Mãos que Moldam a Magia da Cerâmica” de Carla Neto, na Galeria Municipal João Bailote. Virtualmente, pode ainda conhecer a exposição “Imortal – Um clube centenário”.

A Galeria de Arte Pintor Samora Barros recebe neste mês, duas novas exposições: no próximo dia 11, Isabel Lopes apresenta o seu novo trabalho, “Expressões” e no dia 30, a mesma Galeria acolhe a exposição “Al – Gharb Sereno: a luz ténue na paisagem algarvia”, de Cristina Cabrita.

Quanto a “Expressões”, refere a autora, Isabel Lopes, que a sua pintura “é uma expressão, em tinta, da informação, sentimentos e emoções que depreendo noutras expressões”. Natural de Miranda do Douro, Isabel Lopes já trabalhou no Norte de Portugal, Angola, Marrocos e Açores, mas vive no Algarve desde 2017 e em Albufeira desde 2023. Tem desenvolvido o seu trabalho em arte figurativa, com especial relevância para rostos e corpos, em óleos sobre tela. “Expressões”, esta nova exposição da artista, está patente até dia 28 deste mês.

No que diz respeito à exposição “Al – Gharb Sereno: a luz ténue na paisagem algarvia”, de Cristina Cabrita, trata-se de um conjunto de pinturas que mostram “a beleza mais profunda e tranquila do Algarve, enaltecendo as suas paisagens, conhecidas pelas praias douradas e o mar azul”. Esta exposição é de longa duração e está patente na Galeria de Arte Pintor Samora Barros até ao dia 6 de janeiro.

Os amantes das artes podem ainda visitar os restantes polos culturais do concelho e conhecer as exposições ainda patentes. No Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, está “Portugal” de George Landmann, até dia 30 de janeiro. A riqueza iconográfica e o pormenor das água-tintas da autoria de George Thomas Landmann, um militar que se encontrava em Portugal por conta do Exército britânico, são verdadeiros documentos históricos e artísticos das cidades e vilas portuguesas do século XIX.

Até ao dia 25 deste mês, a Galeria Municipal João Bailote acolhe a arte de Carla Neto com “Mãos que Moldam a Magia da Cerâmica”. Apaixonada pelo contacto mais profundo pelos materiais da terra, a ceramista explora e organiza aulas na apanha da própria argila, Grés de Silves, assim como a sua transformação.

Em novembro pode, de igual forma, conhecer a exposição virtual “O Imortal – Um Clube Centenário”. Esta exposição surge do contributo do Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira para as Jornadas Europeias do Património, que decorreram de 22 a 24 de setembro, este ano subordinadas ao tema “Património Vivo”. Para ver, digite o seguinte endereço: https://new.express.adobe.com/webpage/em8KWJf0yxXZL, até o dia 25 de novembro.

2023/11/10