Encarrega-nos a Direção de Serviços de Apoio Especializado, Recursos Documentais e Relações Públicas da Secretaria-Geral da Justiça, de fazer a seguinte divulgação:
A exposição referente ao combate à contrafação e à pirataria em Portugal estará patente de 30 de maio a 8 de junho, no Espaço Justiça, na Praça do Comércio, em Lisboa.
O Dia Mundial Anti-Contrafação, estabelecido em 1998 pelo Global Anti-Counterfeiting Group, tem vindo a ser comemorado no início de junho de cada ano, com o objetivo de consciencializar a Sociedade para o fenómeno da contrafação e da pirataria e dos danos causados por esta prática ilícita.
Esta exposição, organizada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial e restantes entidades que integram o Grupo Anti-Contrafação (GAC), em articulação com a Secretaria-Geral do Ministério da Justiça, pretende assinalar este dia, fixado este ano a 6 de junho.
A exposição contará com uma mostra de diversos artigos contrafeitos e de informação alusiva aos perigos do uso ou consumo de produtos contrafeitos ou pirateados, bem como do seu impacto negativo na economia, pelos prejuízos financeiros que provocam às empresas, com consequências no desemprego.
Pretende-se desta forma alertar o consumidor para a importância do combate à contrafação e à pirataria, prevenindo-se aquele impacto negativo e salvaguardando, para além do mais, a saúde e a segurança dos cidadãos, quando estão em causa, designadamente, medicamentos, peças para automóvel e avião ou mesmo equipamentos eletrónicos falsos.
A exposição tem entrada gratuita e estará aberta ao público no dia 30 de maio, entre as 16h00 e as 19h00, e nos restantes dias úteis, das 9h00 às 19h00.
Link: https://inpi.justica.gov.pt/Noticias-do-INPI/Exposicao-Dia-Mundial-Anti-Contrafacao