A época de verão motiva uma utilização mais frequente de piscinas e outros espaços ou instalações aquáticos, por crianças e adultos, portugueses e estrangeiros. Tendo em consideração os riscos inerentes a estes espaços, a Direção-Geral do Consumidor, em articulação com o Turismo de Portugal, desenvolveu um conjunto de infografias, em formato eletrónico, com recomendações de segurança, focando, em particular, a importância da vigilância das crianças na prevenção de acidentes.
Estas infografias, em formato eletrónico, podem ser impressas e divulgadas por todos os interessados de forma a conseguir-se uma maior sensibilização da população, encontrando-se disponíveis no endereço eletrónico da Direção-Geral do Consumidor (https://www.consumidor.gov.pt) e respetivas redes sociais, bem como do Turismo de Portugal (https://www.turismodeportugal.pt).
A divulgação destas informações revela-se essencial na prevenção e sensibilização sobre o tema da segurança em espaços aquáticos, tema particularmente premente na presente época estival.
Simultaneamente, o Governo, através do Gabinete do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, encontra-se a analisar as soluções possíveis, visando o reforço da segurança das piscinas em diferentes vertentes, contribuindo para a redução de acidentes, bem como para a qualidade da higiene das instalações e da água, incluindo igualmente soluções de maior sustentabilidade. Na tomada de decisão destas soluções, serão envolvidos também as entidades da sociedade civil relevantes.