Dia Internacional da Limpeza Costeira

O Município de Albufeira, em parceria com diversas entidades e empresas do concelho, assinala, no próximo dia 18 de setembro, o Dia Internacional da Limpeza Costeira com uma ação de limpeza e sensibilização sobre as áreas costeiras e subaquáticas.

A ação de limpeza vai ter lugar na Praia da Rocha Baixinha, na Praia de Olhos de Água,  no Porto de Abrigo de Albufeira e em diversas áreas de fundo marinho, nomeadamente na Pedra do Alto, Santa Eulália e Arrifes, onde foram localizados vários apetrechos de pesca perdidos, entre outros detritos.

No mesmo dia, durante a manhã, no Mercado Municipal dos Caliços, vai decorrer uma ação de sensibilização, da responsabilidade do projeto Alimar - Ação Lixo Marinho, que visa testar os conhecimentos dos visitantes no âmbito da temática, nomeadamente no que diz respeito aos impactos causados pelo lixo na vida marinha, na economia local e na sociedade em geral.

O lixo que vai parar aos oceanos deve ser uma preocupação de todos, uma vez que constitui uma ameaça para o meio ambiente. É neste contexto, que diversas entidades e empresas uniram esforços no sentido de promover uma ação de limpeza e de sensibilização em torno de um tema de importância vital para a preservação dos ecossistemas marinhos.

O Município de Albufeira apela a todos os cidadãos que, no próximo dia 18 de setembro, se juntem a esta causa, recolhendo o lixo que encontrarem na praia e no mar.

O ideal seria que este comportamento fosse adotado por todas as pessoas ao longo de todo o ano, contribuindo, desta forma, para a preservação e proteção do Planeta Terra, que é a nossa Casa e a Casa dos nossos filhos.

Esta é uma responsabilidade que deve, obrigatoriamente, ser partilhada por todos nós!

Refira-se que esta ação de limpeza e sensibilização, no âmbito das Comemorações do Dia Internacional de Limpeza Costeira conta com a colaboração das seguintes entidades: Easydivers - Centro de Mergulho; Associação dos Profissionais de Pesca de Albufeira; Associação de Pesca Desportiva e Recreativa da Baleeira; Clube de Pesca e Náutica Desportiva de Albufeira; Indigo Divers - Centro de Mergulho; Dreamwave – Actividades Marítimo-Turísticas; Bombeiros Voluntários de Albufeira; Associação Dinamika; Marina de Albufeira, DocaPesca - Portos e Lotas, Associação para a Investigação do Meio Marinho, e do Centro de Ciência Viva do Algarve, com o Projeto Alimar - Ação Lixo Marinho.

Data do Documento:

Qui, 2021-09-16