A Direção-Geral do Consumidor em colaboração com a Autoridade para as Condições do Trabalho desenvolveu uma brochura que informa os consumidores, particularmente os mais jovens, para a existência de novos pictogramas de perigo, que têm diferente cor e formato, e que se encontram em muitos dos produtos químicos utilizados no nosso quotidiano, como detergentes, tintas e vernizes.
Os rótulos e fichas de dados de segurança incluem frases e pictogramas que alertam para os perigos dos produtos químicos.
Atualmente, e até 2017 para que os operadores económicos possam escoar os seus produtos, pode-se encontrar no mercado dois tipos de pictogramas de segurança: os de fundo laranja, e em formato quadrangular, e os novos pictogramas de fundo branco com bordo vermelho, em forma de losango.
A Direção-Geral do Consumidor solicita a divulgação desta informação junto de pais e educadores e de todos os consumidores.
Conheça os novos pictogramas de perigo e o seu significado em www.consumidor.pt e https://www.facebook.com/dgconsumidor