A Comissão Europeia e as autoridades nacionais de defesa do consumidor da União Europeia publicaram hoje as conclusões sobre os 8,5 milhões de veículos recolhidos, na União, pelo grupo Volkswagen.
No relatório, estas entidades concluem que, até agora, as medidas adotadas pela Volkswagen foram positivas no que diz respeito às informações disponíveis em linha, bem como acerca da medida destinada a aumentar a confiança dos consumidores - a chamada «Trust Building Measure» - cuja garantia abrange apenas 11 peças do motor. Não tendo fornecido uma garantia clara de que a atualização não afeta o desempenho dos veículos, a Volkswagen comprometeu-se a prosseguir a atualização gratuita dos veículos afetados e a manter a correspondente garantia de facto, a fim de resolver quaisquer problemas que possam surgir após essa atualização até ao final de 2020.
A Comissão e as autoridades de defesa do consumidor lamentam, no entanto, que a empresa não tenha podido dar uma garantia mais completa e mais clara em caso de problemas ocorridos após a reparação dos veículos
Os consumidores afetados deverão a contactar os seus concessionários locais caso tenham quaisquer problemas relacionados com a atualização dos seus veículos. Se lhes for negada assistência, deverão apresentar uma queixa formal a um dos pontos de contacto nacionais da Volkswagen para a recolha de veículos.
Consulte o comunicado de imprensa da Comissão Europeia, em anexo.