CLUBE DE ARTES MARCIAIS DE ALBUFEIRA AGRACIADO PELO MUNICÍPIO POR MÉRITO DESPORTIVO

O Clube de Artes Marciais de Albufeira, fundado em 2008, foi ontem agraciado com o Diploma de Mérito Desportivo, num reconhecimento público prestado pelo presidente da Câmara Municipal a todos os clubes e atletas do concelho que se têm notabilizado na área desportiva. No Campeonato de Artes Marciais, na disciplina “Sport Kempo”, Albufeira subiu, no início deste mês, dez vezes ao pódio, para receber quatro medalhas de ouro, duas medalha de prata e quatro medalhas de bronze. A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho com as presenças das atletas medalhadas a ouro, Daria Boddanova e Myrian Ferreira.

Prosseguindo a sua política de reconhecimento de mérito desportivo aos clubes e atletas que se distinguiram na mais recente temporada desportiva, o presidente da Câmara Municipal de Albufeira agraciou ontem ao final da tarde, o Clube de Artes Marciais de Albufeira e os seus atletas, que obtiveram excelentes resultados nos escalões Infantis, Iniciados, Juvenis, Cadetes, Juniores e Seniores no Campeonato Nacional da Federação Portuguesa, que decorreu no pavilhão Municipal da Guarda, nos passados dias 1 e 2 de julho. Em tempo de férias, estiveram presentes nesta cerimónia as atletas que obtiveram medalhas de ouro, Daria Boddanova e Myrian Ferreira. A cerimónia teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo sido entregue um Diploma de mérito desportivo ao Clube, na pessoa do seu presidente e treinador, Luís Silva, bem como de Flávio Alexandre, também treinador.

Refira-se que no Campeonato de Artes Marciais, na disciplina “Sport Kempo”, Albufeira subiu 10 vezes ao pódio, para receber quatro medalhas de ouro, duas medalhas de prata e quatro medalhas de bronze.

De salientar a prestação da atleta Daria Boddanova, de 15 anos de idade, que conquistou o 1.º lugar e respetiva medalha de ouro no Campeonato Nacional da Federação Portuguesa Lohan Tao Kempo Rumble Kids, na categoria 14-15 anos/- 68 Kg.

Por seu turno, Myrian Ferreira, de 19 anos, brilhou por três vezes, angariando três medalhas de ouro no mesmo Campeonato, mas na categoria de 19-35 anos / +72 Kg., nas modalidades de Kempo Submission, Semi Kempo e Full Kempo.

Contando com a presença do Vice-presidente, Cristiano Cabrita, responsável pelas áreas do Desporto e Juventude e de amigos e familiares das atletas, o presidente da Câmara Municipal saudou o clube e as atletas, explicando que um concelho de dimensões pequenas, como é o caso de Albufeira, “pode orgulhar-se de ter um movimento associativo muito forte e notável, não só no âmbito social e cultural, mas também desportivo”, dando os exemplos do Basquetebol e de alguns clubes também federados, como é o caso do FC Ferreiras, Imortal DC e Guia FC. Explicando a importância dos atletas para os clubes e vice-versa, lembrou ainda o papel das autarquias no desenvolvimento desportivo, não só no apoio ao nível da logística, como também pelas verbas investidas mediante contratos-programa. José Carlos Rolo lembrou a importância da ética no desporto, “um assunto muito falado, mas nem sempre praticado e às vezes começa pelos próprios pais, que se mostram muito nervosos face ao desempenho dos filhos e isso deverá ser repensado”. O edil lembrou ainda com orgulho o facto de nenhum dos clubes e associações ter desistido das suas ações por motivos relacionados com a pandemia, demonstrando que os clubes de Albufeira pautam-se “pela resiliência, resistência e muita abnegação”.

Luís Silva começou por enumerar as diversas modalidade do Clube, criado em 2008, e referiu ter sido um imperativo a entrada dos atletas, maioritariamente jovens, nas provas competitivas. Referindo-se às atletas presentes, disse serem “brilhantes” e enalteceu também o facto de serem alunas excecionais. “A Myrian é brilhante e uma excelente aluna na Universidade de Aveiro”, ao passo que Daria é um orgulho para “Albufeira e para o seu país de origem, a Ucrânia, cuja bandeira é também hasteada todas as vezes que Daria é medalhada.” O dirigente concluiu, depois de salientar o importante papel do “mestre Flávio com todos os atletas” que de facto, “tal como referiu o presidente da Câmara Municipal, os clubes sem os atletas, não são nada”.

José Carlos Rolo frisou ainda que o reconhecimento do mérito desportivo vai continuar a ser atribuído em Albufeira.

2023/07/26