No próximo domingo, dia 11 de outubro, a partir das 14h30, Paderne acolhe a iniciativa “Do Castelo ao Povo”, que tem por objetivo retratar alguns dos momentos históricos mais importantes da vida da povoação através da realização de um roteiro cultural ao longo do monumento.
Trata-se de uma reconstituição histórica que irá recorrer a vários “quadros”, representativos dos principais capítulos da história do Castelo e do povo daquela localidade do barrocal algarvio, com a ajuda de um narrador e encenação musical da responsabilidade da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.
A ação desenrola-se através de quatro quadros principais: “(Re)Conquista do Castelo” e a entrega do Foral pelo rei D. Dinis, “Danças e Lendas”, através da recriação de danças da época e leitura e representação da lenda da moira encantada, “Romaria de Nossa Senhora do Castelo”, com procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição – padroeira do castelo – e “De Paderna a Paderne”, que encerra o programa com um concerto pela Banda Filarmónica, acompanhado de leitura de textos e projeção de imagens sobre a evolução da povoação.
A iniciativa, que se integra no âmbito do programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direção Geral de Cultura do Algarve, é organizada pela Sociedade e Recreio Popular de Paderne e conta com o apoio do Município de Albufeira e da Junta de Freguesia de Paderne.
Este domingo não falte, junte a família e venha conhecer um castelo com mais de sete séculos de história - um dos exemplares mais significativos da arquitetura militar árabe na Península Ibérica - as lendas e músicas da época e a devoção das gentes da terra a Nossa Senhora da Conceição.