O representante da marca Mitsubishi, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros do modelo ASX (GA0W), produzidos entre 05/2015 e 03/2016, porque “O mecanismo de bloqueio da fechadura da porta pode não funcionar corretamente em altas temperaturas. Como resultado, a porta pode não estar suficientemente bloqueada e pode abrir-se durante a condução.”
O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 761 veículos existentes no mercado nacional são contactados, através de carta registada, para que nestes veículos seja efetuada “(…) a substituição dos trincos das portas.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde o segundo quadrimestre de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.