O representante da marca Mazda, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros do modelo 6 (GJ), produzidos entre 31/07/2012 e 18/11/2014, dado que “A funcionalidade do travão de estacionamento poderá ser afetada devido a infiltração de água, causando uma diminuição da força de sustentação do travão de estacionamento traseiro e aumentando o risco de acidente. ”
O referido representante indicou também que os proprietários dos cerca de 93 veículos, que ainda não foram reparados no mercado nacional, são contactados através de carta registada para que nos veículos em causa se possa “(…) inspecionar o travão de estacionamento e realizar a necessária reparação.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde janeiro de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.