A Hyundai Portugal, S. A. está a levar a cabo uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros da marca Hyundai, modelos Santa Fe e Grand Santa Fe, fabricados desde o início de produção até 02/07/2016, “(…) a fim de proceder a uma verificação do sistema de abertura do capô que, devido a um problema de corrosão no cabo secundário, pode potencialmente não ficar corretamente fechado.”
O representante da marca em Portugal informa, ainda, que os proprietários dos cerca de 240 veículos existentes no mercado nacional são contactados através de carta, registada com aviso de receção, para que nestes veículos se proceda à “(…) substituição do respetivo cabo secundário do capô.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o referido operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde agosto de 2017.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.