CÂMARA MUNICIPAL DE ALBUFEIRA FIRMA PROTOCOLO COM FUNDAÇÃO INATEL

A Autarquia de Albufeira e a Fundação Inatel assinaram um Protocolo no passado dia 20 de agosto, que visa a criação da Sala Azul, um espaço de exposição que pretende mostrar e valorizar uma Albufeira líder em galardões ambientais, com 25 praias de excelência. Com localização privilegiada, esta sala terá ainda a função de Casa de Visitas do Município, acolhendo apresentações, receções e atividades de interesse ligadas ao concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, recebeu no seu gabinete José Manuel da Costa Sores, vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Inatel, na passada quinta-feira, Dia do Município de Albufeira.

A visita teve como intuito a assinatura de um protocolo de colaboração que determina a cedência de uma sala localizada no Edifício Praia da Unidade Hoteleira da Inatel para que a Autarquia aí possa criar um espaço de divulgação do concelho através da realização de iniciativas municipais ligadas à valorização do património histórico e natural de Albufeira. “Pretendemos reforçar a componente de excelência ambiental agregada à nossa Promoção Turística, criando este novo espaço que vem enriquecer a estadia de quem nos visita, mas também dos nossos munícipes, estudantes e movimento associativo”, salienta Carlos Silva e Sousa.

A Sala Azul terá diversas valências, entre as quais a de exposição, onde será divulgada uma Albufeira que tem trilhado o seu caminho na procura da excelência das suas praias e que é hoje líder em Bandeiras Azuis, e também de sensibilização através de atividades que serão direcionadas a escolas e grupos de visitantes, que pretendam conhecer melhor o trabalho realizado em matéria ambiental. Por outro lado, e devido à sua localização privilegiada, esta Sala assumirá também a função de “Casa de Visitas” do Município, acolhendo mostras, apresentações, receções e iniciativas de interesse relacionadas com o concelho.

“Acreditamos que, com todas estas componentes, desenvolvendo parceiras com entidades públicas e privadas, e assumindo este projeto como de grande interesse para Albufeira, é possível criarmos um espaço que seja motivo de orgulho para aqueles que aqui residem e um local a descobrir para os que nos visitam”, reafirma o presidente da autarquia.

Com 93 metros quadrados, a Sala Azul irá funcionar no Edifício Praia Hotel, que em 2012 foi alvo de profundas obras de requalificação. A intervenção teve como objetivo dotar de condições de funcionalidade, conforto e de uma nova imagem arquitetónica, assente na sustentabilidade. A unidade hoteleira de Albufeira, que já contava com 217 quartos nos dois edifícios existentes, passou a ter mais 110 quartos dos quais 16 são comunicantes e 16 são suítes, potenciando a sua utilização por famílias. No piso térreo, com amplos vãos envidraçados sobre a praia, os clientes têm ao seu dispor uma sala de refeições, uma galeria exterior, uma área comercial, um novo snack-bar e a antiga “Esplanada INATEL” junto à praia, agora recuperada.

“A colaboração entre a Câmara e a Inatel já vem de longa data. A Fundação sente-se muito bem em Albufeira e este empreendimento é o nosso ex-libris entre os 16 que temos por todo o país”, refere José Manuel da Costa Sores, que acredita que “este novo espaço vem valorizar a unidade e permitirá também potenciar a venda de Albufeira lá fora”.