Aviso N.º 23/2015 - ANPC

Aviso N.º 23/2015 - 30 Dezembro 2015 - 11:00 - Precipitação, Vento Forte e Agitação Marítima (Período de Fim de Ano)

Situação Meteorológica

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, dia 30 de dezembro, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), destaca-se, para os próximos dias:

30DEZ15

• Vento – moderado a forte, com rajadas de 85km/h no litoral e 95km/h nas terras altas, em particular nas Regiões Norte e Centro.
  • Precipitação – aguaceiros que poderão ser pontualmente intensos (>10mm/h), para as regiões acima Montejunto-Estrela.

31DEZ15

• Agitação marítima – 4-6m de NW, com período de pico de 16s.

01JAN16

• Vento – moderado a forte, com rajadas de 85km/h no litoral e 100km/h nas terras altas;

02JAN16

• Agitação marítima – 4-6m de NW, com período de pico de 15s.

03JAN16

• Vento – moderado a forte, com rajadas de 85km/h no litoral e 100km/h nas terras altas em particular nas Regiões Norte e Centro;
  • Agitação marítima – 4-5m de NW, com período de pico de 12s.

Considerando que este período festivo se caracteriza pela ocorrência de movimentos pendulares com o consequente acréscimo do movimento nas estradas, podendo este movimento, originar um aumento da sinistralidade rodoviária, importa desenvolver os necessários mecanismos de prevenção, monitorização e resposta adequados, tendo em consideração o histórico de ocorrências de natureza rodoviária. Considerando ainda a ocorrência de eventos festivos na orla marítima durante este período, e atendendo às condições meteorológicas previstas para o período de fim de ano e ano novo, com a possibilidade de aumento da agitação marítima.

Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt.

Data do Documento:

Qua, 2015-12-30

Tipo de Documento:

Documento em Anexo:

Fonte Documento:

Data de Entrada em Vigor:

2015/08/06

Departamento: