AUTARCA REITERA PREOCUPAÇÕES QUANTO À SEGURANÇA DE ALBUFEIRA JUNTO DE ISABEL ONETO

Desde há vários anos que José Carlos Rolo tem vindo a alertar o poder central para a necessidade de reforço de meios e de recursos humanos na área da Segurança. Numa reunião ocorrida no passado dia 27 de julho com a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, voltou a estar sobre a mesa o novo quartel da GNR de Olhos de Água, o reforço de agentes, especialmente na época estival e o sistema de videovigilância em determinadas artérias de Albufeira, entre outras reivindicações. Uma vez mais, Isabel Oneto acatou as preocupações do edil e disse que tudo faria para acelerar os respetivos processos.

José Carlos Rolo voltou a reunir-se com a, Isabel Oneto, desta vez em Lisboa, no passado dia 27 de julho. O autarca tinha solicitado esta reunião no dia 3 de maio, mas por razões de agenda da governante só nesta data é que veio a acontecer. Sobre a mesa, novamente algumas das reivindicações de José Carlos Rolo, que há diversos anos tem dominado as preocupações do autarca.

Uma delas é o novo quartel da Guarda Nacional Republicana de Olhos de Água que por razões burocráticas e administrativas não tem avançado. O presidente da Câmara Municipal explica que “os projetos para o referido quartel carecem ainda de aceitação de várias instâncias da Guarda Nacional Republicana, pelo que a senhora secretária de Estado da Administração Interna ficou de contribuir para a aceleração dos mesmos, no sentido de se poder assinar o quanto antes um protocolo entre a Secretaria de Estado da Administração Interna e a Câmara Municipal de Albufeira”, refere o edil.

No capítulo da Segurança, José Carlos Rolo apresentou um conjunto de preocupações relativas à “segurança de pessoas e bens, nomeadamente na zona mais litoral e no interior do concelho, nomeadamente, aspetos relacionados com o furto de produtos agrícolas, como é o caso recente das alfarrobas”. Como tal, o autarca solicitou novamente um reforço dos efetivos dos postos de Albufeira e de Paderne. “A senhora secretária de Estado está a par da situação e disse mesmo que recorrer a estagiários, como é atualmente o caso, não é, seguramente, a melhor solução. Solicitei por isso que nomeadamente na época balnear haja um reforço de intervenção mais numeroso e mais presente”, diz José Carlos Rolo.

Outras questões como a videovigilância em Albufeira e agilização do processo de queixas apresentadas por cidadãos lesados foram também referidos pelo autarca.

De notar que o número de agentes efetivos quer no Quartel de Albufeira, quer no de Paderne, tem vindo a diminuir ao longo dos anos, o que está “em contraciclo com o número quer de residentes quer de visitantes. Albufeira com 44 mil residentes pelos censos 2021, mas atinge no pico do Verão um número muito próximo dos 500 mil, significando que não deveremos ter em conta os valores ditados pelos censos”, defende o presidente da Câmara Municipal.

A governante mostrou-se sensibilizada com as preocupações expostas, ficando agora o edil a aguardar o cumprimento da palavra por parte da Secretaria de Estado da Administração Interna.

2022/08/23