Apresentação da obra “O Senhor Empreendedorismo”

​Aproximadamente cinco centenas de crianças assistiram à apresentação do livro “O Senhor Empreendedorismo” nos dias 11 e 12 de abril. A história foi contada aos alunos do 4º ano do 1º ciclo durante seis sessões que decorreram nas escolas e numa apresentação pública na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.

Já lá diz o ditado “De Pequenino se Torce o Pepino”. Por acreditar nesta velha máxima popular, o Gabinete de Empreendedorismo de Albufeira (AGE) organizou várias sessões dirigidas às crianças do 4º ano do 1º ciclo, destinadas à apresentação do livro “O Senhor Empreendedorismo”. Ao todo participaram quase cinco centenas de crianças, entre as sessões que decorreram nas escolas e a apresentação pública na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. As atividades contaram com a presença do autor, Narciso Moreira, que entre 2007 e 2010 integrou a equipa do Projeto de Investigação Institucional da Universidade do Minho intitulado “A Educação para o Empreendedorismo em Portugal nos Ensinos Básico e Secundário”. Atualmente é investigador na área da Educação para o Empreendedorismo naquela Universidade, coordenando desde 2008 a implementação de dezenas de projetos de intervenção em Empreendedorismo Local e Educação para o Empreendedorismo. O livro é uma ferramenta pedagógica que explica de forma simples e divertida os conceitos mais relevantes e as principais competências na área do Empreendedorismo. De forma descomprometida e em estilo de brincadeira os mais pequeninos ficaram a saber o que é a Inovação, Resiliência, Perseverança, Determinação, Trabalho em Equipa, Gestão de Mudança e Gestão do Risco através da história contada pelo “Senhor Empreendedorismo” à “Maria Menina”, os personagens da obra. Na Biblioteca Municipal a sessão foi conduzida pela Leonor, aluna da EB1 da Corrieira, que através desta história escrita e ilustrada para cativar os mais novos conseguiu transmitir aos presentes as competências necessárias para “fazer as coisas acontecer”.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que esteve presente na Escola da Guia, referiu “a importância da iniciativa para a transmissão de conceitos e desenvolvimento de competências e atitudes que estimulem o empreendedorismo e que ensinem as crianças a não ter medo de errar e arriscar para conseguirem alcançar os objetivos que pretendem”.

Quem quiser adquirir um exemplar de “O Senhor Empreendedorismo”, obra com a chancela de António Câmara, Prémio Pessoa 2006, pode fazê-lo no AGE, no edifício dos Paços do Concelho, pelo valor de 7 euros (preço de capa 10 euros), graças ao acordo firmado entre o Município de Albufeira e a editora.