ALBUFEIRA INTEGRA O PROGRAMA OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL

Este ano o município de Albufeira integra o Programa Oficial das Comemorações dos 50 anos de Abril e pode contar com vários momentos e atividades em diversas áreas como a educação, a cultura ou o desporto. As comemorações iniciam-se no dia 22 de abril, às 15h00, com a Conferência “Revolução de Abril no Algarve”, pelo Coronel José Castelo Glória Alves e o Coronel Carlos Leal Branco, no Arquivo Histórico Municipal. O concerto comemorativo por Luís Trigacheiro ocorre dia 24 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal e no dia 25 de Abril, após o tradicional Hastear da Bandeira, às 9h30, em frente aos Paços do Concelho, o programa continua com o VI Duatlo 25 de Abril do FC Ferreiras e com o campeonato de Futebol Infantil – Golfinhos. A não perder ainda a Caminhada do 25 de Abril do grupo Caminhadas ao Luar.

As comemorações deste ano em Albufeira da Revolução do Cravos, arrancaram logo no primeiro dia de abril com a exposição fotográfica de Marques Valentim, intitulada “E depois do adeus”, na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, uma ação que integra o Programa Oficial da Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que poderá ser visitada até ao dia 29 de abril.

Ainda antes do Dia da Liberdade pode assistir à Conferência “Revolução de Abril no Algarve”. A apresentação está a cargo do Coronel José Castelo Glória Alves e do Coronel Carlos Leal Branco, duas figuras das forças militares que viveram de perto a Revolução e o início da democracia no Algarve. Esta palestra é sexta-feira, dia 22 de abril, pelas 15h00, no Arquivo Histórico Municipal.

O desporto faz parte, também, destas que são as celebrações do Dia da Liberdade. No dia 23 de abril inicia-se a 2ª etapa de jogos da 13ª Edição do Campeonato de Futebol Infantil Albufeira – Golfinhos 2022, no Estádio João Campos, na freguesia de Paderne, pelas 15h00.

Na noite de 24 de abril, realiza-se o espetáculo comemorativo desta data emblemática para os portugueses com o concerto de Luís Trigacheiro, um artista que se dedicou ao revivalismo do Cante Alentejano. O cantor estará em palco com o Coro da Casa do Alentejo em Albufeira. A entrada do espetáculo é livre mas está sujeita à lotação da sala.

No dia 25, as comemorações começam às 09h30, em frente às Paços do Concelho, com a habitual Cerimónia Oficial do Hastear da Bandeira com Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. De seguida, acontece às 11h00 acontece o VI Duatlo 25 de Abril, organizado pelo FC Ferreiras, que está de volta ao concelho. A prova, que faz parte do Campeonato de Duatlo do Algarve, está agendada para as 10h30, do dia 25 de abril, no Estádio da Nora.

No mesmo dia, pode assistir-se à 3.ª etapa de jogos da 13.ª Edição do Campeonato de Futebol Infantil Albufeira – Golfinhos 2022, a partir das 15h00, no Estádio Municipal de Albufeira.

Anexo(s):

2022/04/21