A Câmara Municipal de Albufeira assinalou o Dia do Município, 20 de agosto, feriado municipal, com a sessão solene de atribuição de condecorações municipais de mérito e de honra. O ponto alto foi a entrega da Chave da Cidade a Sir Cliff Richard. Mas o dia ficou marcado por outras atividades, que tiveram início com o tradicional hastear das bandeiras, em frente aos Paços do Concelho, seguindo-se a inauguração da exposição de fotografia em homenagem a Gabriel Clemente e a apresentação do programa de Fim de Ano. O dia terminou com o concerto de Gisela João, que trouxe à Praça dos Pescadores milhares de pessoas que ficaram para assistir à tradicional sessão de fogo-de-artifício.
Sessão Solene de Atribuição de Insígnias e Medalhas Municipais
Robert Bachmann, Eduardo Vieira, José Manuel Bernardo e Helena Serra foram as personalidades dos mais diversos quadrantes este ano agraciadas pelo Município com Medalha de Honra, no âmbito das comemorações do 511.º aniversário da elevação de Albufeira a concelho.
A Câmara Municipal distinguiu também instituições, associações e empresas sedeadas no concelho com Medalha de Mérito, entre elas ao Hotel Alísios, o Padernense Clube, a Marina de Albufeira, o Restaurante Veneza e o Rancho Folclórico Infantil de Albufeira. Todos os homenageados têm em comum o facto de se terem, de alguma forma, destacado pelo contributo dado para fazer de Albufeira um Município de excelência. O presidente da Autarquia, Carlos Silva e Sousa, salientou que “é uma honra, neste dia tão importante para Albufeira, poder celebrar a data através do reconhecimento e distinção de figuras ilustres que têm contribuído em muito para o desenvolvimento da nossa terra”. O presidente da Assembleia Municipal também fez questão de referir que “mais do que um município, estamos a celebrar as pessoas que são uma referência e têm mérito reconhecido”. Paulo Freitas sublinhou que “os bons exemplos são para serem seguidos e hoje temos aqui pessoas que são grandes exemplos nas suas áreas”.
A cerimónia teve como ponto alto a atribuição da Chave de Ouro da Cidade de Albufeira a Sir Cliff Richard, que “tem projetado o concelho além-fronteiras como um destino internacional”, destacou Carlos Silva e Sousa. O galardão foi entregue a um representante do cantor britânico, que só mais tarde o recebeu de forma simbólica pela mão do presidente da Câmara, durante o espetáculo comemorativo da data.
Inauguração da Exposição “Porto de Abrigo – Homenagem a Gabriel Clemente”
O programa do Dia do Município continuou na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, onde foi inaugurada a exposição fotográfica “Porto de Abrigo – Homenagem a Gabriel Clemente”. Num ambiente marcado pela emoção e ao som da guitarra de Rui Mourinho, foram várias as pessoas que se juntaram para prestar homenagem a Gabriel Clemente, fotógrafo de Albufeira, colaborador de vários órgãos de informação regionais, que faleceu inesperadamente em dezembro passado, deixando muitas saudades entre familiares, amigos e apreciadores do seu trabalho. Na sua intervenção, Carlos Silva e Sousa relembrou que “Gabriel Clemente deixou uma marca dentro de nós pela sua grandeza enquanto ser humano e, ao mesmo tempo, pelo legado que consubstancia a sua arte, aqui bem representada nestas fabulosas imagens”. O tributo contou também com o testemunho da jornalista e amiga Elisabete Rodrigues e da filha do fotógrafo, Carina Evangelista. A mostra irá estar patente na Galeria até ao dia 27 de setembro.
Apresentação do programa de Fim de Ano
A encerrar o programa da tarde, foi apresentado o Programa de Fim de Ano, na Esplanada Dr. Frutuoso da Silva. Aproveitando a elevada ocupação turística da região, a Câmara Municipal e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira uniram esforços para fechar a programação do evento o mais cedo possível, correspondendo assim às solicitações dos empresários, que têm agora mais tempo para promover o cartaz do Réveillon 2015/2016. O Município volta a apostar num programa diversificado com cinco dias repletos de atividades para toda a família. Na noite de 31 de dezembro, o palco da Praia dos Pescadores recebe o habitual concerto junto ao mar, com um dos grandes nomes do panorama musical português da atualidade: Anselmo Ralph. O agente do cantor marcou presença na apresentação, relembrando que o artista “trará a Albufeira um espetáculo de qualidade, recheado de ritmos africanos, para que o público entre em 2016 com muita animação”.
A entrada no novo ano será assinalada com as sessões de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores e na zona da Oura, pelas 24h00. Depois disso a Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, acolhe a Star Parade, um desfile de artistas circenses que animam as ruas e estabelecimentos comerciais aderentes de malabarismos, acrobacias, números com fogo e muitas surpresas. À semelhança do ano passado, a programação irá incluir os eventos Paderne Medieval e Festival de Humor Solrir, que prolongam as comemorações fim de semana adentro, terminando apenas no dia 4 de janeiro. “A Câmara Municipal e os empresários voltam a unir-se para apoiar um evento que representa um dos cartões-de-visita de Albufeira. Queremos que o concelho continue na linha da frente e que o Fim de Ano seja uma marca de combate à sazonalidade, dando um novo fôlego aos empresários locais que vivem sobretudo do turismo”, destaca Carlos Silva e Sousa.
O presidente da APAL realçou a importância “de tornar este evento cada vez melhor e, por isso, este ano antecipámos a apresentação do programa e investimos num dos artistas mais aclamados da atualidade, acreditando que será do agrado da maioria dos portugueses”. José Lourenço dos Santos reafirmou o empenho e esforço manifestado pelos sócios da APAL na realização do Fim de Ano de Albufeira, demonstrando “que estão disponíveis para continuar a apoiar este programa, contribuindo para valorizar e reforçar a nossa marca turística”.
Espetáculo com Gisela João e Sessão de Fogo-de-artifício
À noite, Gisela João encheu a Praça dos Pescadores com o seu repertório de fado que a tem catapultado para a fama. Ainda antes do início do concerto, Carlos Silva e Sousa entregou de forma simbólica a Chave da Cidade a Sir Cliff Richard, que agradeceu a distinção e confessou ter-se apaixonado pelo Algarve e por Albufeira há muitos anos atrás: “As pessoas são extremamente simpáticas, o peixe é ótimo, as praias deslumbrantes e se navegarem de barco e apreciarem a costa, descobrem que não há nenhum sítio no mundo com esta beleza”. O artista mostrou-se surpreendido com a distinção, afirmando que “nunca pensei vir a receber este galardão que muito me orgulha. Receber a Chave de uma cidade como esta é um sonho tornado realidade. Para mim é um grande privilégio fazer parte desta cidade, na qual me sinto em casa”.
À meia-noite, os céus da cidade coloriram-se com a tradicional sessão de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores, que marcou o encerramento do Dia do Município de Albufeira.
Relembramos que o programa comemorativo só termina no dia 22 de agosto com a “10.ª Prova de Mar de Albufeira”, que terá lugar na Praia dos Pescadores, entre as 9h30 e as 15h30. Trata-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras que conta com ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira, da Associação de Natação do Algarve, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Marina Yatch Club e Surf Clube de Albufeira.