Os fotógrafos estão a postos para assinalar este Dia Internacional da Família e o barco às 17h00 dará sinal de partida: no próximo dia 15, Albufeira volta a fazer uma festa em torno das famílias do Município, uma prática que soma já nove anos. Neste ano, o lema do dia é “Família: onde a nossa viagem começa”.
O Município de Albufeira volta a assinalar o Dia Internacional da Família, proporcionando a todas as famílias um passeio de barco pela costa, com ponto de partida e de chegada na Marina de Albufeira (17h00-20h00). Com o título “Família: onde a nossa viagem começa”, esta iniciativa vai ainda oferecer na hora as diversas fotografias de família que forem captadas no passeio, assim como t’shirts alusivas ao Dia. As famílias que desejarem usufruir deste momento de convívio, deverão proceder à sua inscrição até ao dia 10 no Gabinete da Família, situado junto aos Bombeiros Voluntários de Albufeira.
Refira-se que este Dia, declarado em 1993 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visa chamar a atenção para questões que influenciam o dia a dia da Família, e para que se reconheça o papel nuclear da família na sociedade, pretendendo igualmente que se incentive a adoção de medidas no sentido de melhorar a sua condição.
Albufeira assinala o Dia Internacional da Família desde a abertura do Gabinete da Família (2009) e em todas as edições tem vindo a oferecer programas diferentes. Ao longo dos últimos anos, o Município tem vindo a proporcionar diversos apoios de carácter pontual e/ou permanente às famílias que residem em Albufeira, portuguesas e estrangeiras, nomeadamente através de apoios à renda de casa, alimentação, medicamentos, transportes, emprego, formação, auxílios económicos para educação, bolsas de estudo.
O Gabinete da Família de Albufeira (GAF) nasceu da necessidade de responder às frequentes e diversificadas solicitações, das famílias e instituições, com que o Gabinete da Ação Social sempre se deparou. Solicitações essas que exigiam uma resposta que ia para além da intervenção convencional de índole assistencialista, tendo então sido criado um conjunto de valências capazes de ir ao encontro das necessidades das famílias do concelho e que se pretendiam fomentadoras de processos de mudança efetiva, sendo para tal necessário uma equipa multidisciplinar e estável. Actualmente, o GAF presta apoio efectivo a cerca de 60 famílias, quer no âmbito social, quer psicológico.