ALBUFEIRA ASSINA ACORDO COM SINDICATOS QUE PERMITE DISPENSA AO TRABALHO NO DIA DE ANIVERSÁRIO

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, celebrou no início desta semana, dia 7, um acordo coletivo de trabalho com quatro sindicatos: o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionários e Afins (STAL), o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Entidades com fins Públicos (SINTAP) e o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSSRA). Várias cláusulas foram assinadas, mas a novidade é a dispensa dos trabalhadores ao serviço no dia do seu aniversário, com efeitos já a partir de 2023.

A manhã do dia 7 de dezembro ficou marcada pela Assinatura Coletiva de Entidade Empregadora Púbica entre o Município de Albufeira e quatro sindicatos de trabalhadores da Função Pública: STAL, STE, SINTAP e STFPSSRA. A ação decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal e dos vereadores Ricardo Clemente e Cláudia Guedelha, em representação da entidade empregadora pública, e os representantes de três sindicatos: STAL, STFPSSRA e SINTAP.

Os respetivos acordos, que irão entrar em vigor no primeiro dia útil seguinte ao da sua publicação no Diário da República, visam regulamentar as funções exercidas pelos trabalhadores e da entidade empregadora. Desta feita, os acordos destacam o trabalho suplementar, o limite anual da duração do trabalho suplementar, o período de férias, as dispensas e faltas justificadas, o feriado municipal e tolerância de ponto no Carnaval e a inclusão da dispensa do aniversário dos trabalhadores.

José Carlos Rolo, presidente do Município, afirmou que “a preocupação da autarquia para com os trabalhadores é uma constante, pelo que a atribuição do benefício da dispensa do dia de aniversário presente neste acordo foi uma decisão unânime”.

Cláudia Guedelha, vereadora da Câmara Municipal e responsável pelos Recursos Humanos, referiu que “os sindicatos, bem como os recursos humanos, são uma preocupação interna”, enfatizando ainda que “é uma prioridade da autarquia atender a todas as estruturas sindicais e certificarmo-nos que há um bem-estar no espaço laboral”.

Os sindicatos presentes aproveitaram a oportunidade para prestar agradecimento e reconhecimento à autarquia pelo esforço e empenho durante o processo dos acordos. Carlos Cabral, do SINTAP, congratulou a Autarquia pelo “esforço em valorizar os direitos dos trabalhadores”, ao passo que Teresa Garcês, do STFPSSRA, disse esperar a “continuidade do diálogo” entre todas as partes. Bruno Luz, do STAL, agradeceu a “cooperação”, explicando que obter o dia de descanso em dia de aniversário sem perda de remuneração “era uma das maiores reivindicações e de há muito tempo”, pelo que “bem podemos dizer que foi uma vitória dos trabalhadores”.

2022/12/09