A 44.ª Volta ao Algarve vai estar na estrada de 14 a 18 de fevereiro, com 13 equipas do WorldTour, o maior número de formações de primeira divisão que alguma vez competiu na prova portuguesa. Albufeira é o local da partida, pelo segundo ano consecutivo, na jornada inaugural da prova, que termina em Lagos. Os 175 corredores irão alinhar-se no dia 14, pelas 12h05, na Avenida dos Descobrimentos, junto à Câmara Municipal de Albufeira.
A Volta ao Algarve está de regresso em 2018 e continua a afirmar-se como um dos melhores eventos desportivos portugueses e como uma das provas de referência do circuito europeu de ciclismo.
Mais de metade do pelotão, de 25 equipas, será composto por coletivos da primeira linha internacional. Entre as equipas confirmadas estão as seis melhores do ranking mundial de 2017: Team Sky (GBR), Quick-Step Floors (BEL), BMC Racing Team (USA), Team Sunweb (GER), Trek-Segafredo (USA) e Movistar Team (ESP). A estas juntam-se Bora-hansgrohe (GER), FDJ (FRA), Lotto NL Jumbo (NED), LottoSoudal (BEL), Team Dimension Data (RSA), Team Katusha Alpecin (SUI) e UAE Team Emirates (UAE).
A prova arranca com uma ligação de 192,6 quilómetros, entre Albufeira e Lagos, que se prevê decidida ao sprint. A segunda etapa leva a caravana de Sagres até ao alto da Fóia, ao longo de 187,9 quilómetros. Lagoa recebe a partida e a chegada da terceira etapa, um contrarrelógio individual de 20,3 quilómetros, num percurso para especialistas. A quarta etapa é a mais longa da competição, 199,2 quilómetros entre Almodôvar e Tavira. As decisões ficam guardadas para a quinta e última etapa, 173,5 quilómetros entre Faro e o alto do Malhão (Loulé), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.
A Volta ao Algarve em Bicicleta será transmitida em direto para mais de 50 países através da cadeia Eurosport, que, em Portugal, irá partilhar a transmissão com a TVI24.