Sessão de apresentação pública de resultados Orçamento Participativo Albufeira 2015

A Apresentação pública dos resultados da votação do Orçamento Participativo para o ano de 2015 decorreu ontem, dia 2 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira. Na sala, a assistir, estiveram elementos do Executivo, presidentes das Juntas de Freguesia, equipa técnica do OP e os munícipes que foram proponentes dos diversos projetos. O balanço da iniciativa foi apresentado pela coordenadora do OP, Ana Pífaro, que é também adjunta do presidente.

Foram ontem apresentados os resultados da votação do Orçamento Participativo para 2015. O projeto vencedor – Centro de Bem-estar Animal de Albufeira – recebeu 34% do número total de votos.

Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara disse que esta é a primeira vez que Albufeira tem Orçamento Participativo (OP), tendo sublinhado que a experiência está a ser muito positiva. “ Foi aprovado um projeto que é extremamente importante para o concelho e simultaneamente recolhemos muitas sugestões que correspondem a necessidades sentidas pelos munícipes”.

Carlos Silva e Sousa referiu que apesar do orçamento destinado ao OP ser apenas de 60 mil euros, este valor representa cerca de 20% do valor total do Investimento contemplado no Orçamento do Município para o ano de 2014. Entretanto deixa a promessa que o OP é para continuar e que a verba a afetar para este efeito será aumentada gradualmente. O autarca salientou que “o OP constitui um desafio muito importante, uma vez que corresponde a uma maior transparência na gestão municipal, ao mesmo tempo que aproxima os munícipes dos decisores políticos através da sua participação ativa na tomada de decisões”.

O presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, Paulo Freitas, por sua vez, afirmou que todo o processo do OP corresponde ao pleno exercício da democracia e da cidadania, através da aprovação de projetos que decorrem dos interesses da própria população. “A adesão foi ótima, a votação significativa. Conseguimos mobilizar a população para uma ação pioneira em Albufeira. O OP vale por ser a primeira vez que se realiza no nosso concelho e vale pelo resultado alcançado graças à participação da população” afirmou.

Refira-se que o Centro de Bem-estar Animal de Albufeira vai localizar-se junto ao Estaleiro Municipal, em Vale Pedras, onde atualmente já existe uma pequena instalação para recolha de animais. O terreno onde vai ser construído é pertença do Município, para além de dispor de bons acessos, algumas infraestruturas e tem segurança permanente, o que facilitou muito a escolha da localização. Quanto ao edifício vai ter valências de receção, atendimento permanente, sala de cirurgia, espaço para gatil e arrumos. No exterior vão ser construídas 10 boxes que vão fazer a interligação com uma zona destinada a treino e lazer animal.