ORÇAMENTO PARTICIPATIVO ALBUFEIRA 2018 - INICIO DA FASE DE RECOLHA DE PROPOSTAS

É já na próxima semana, mais precisamente na terça-feira, dia 14 de março, que começam as sessões públicas destinadas à recolha de propostas no âmbito da 4ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Albufeira. A sua opinião conta! Participe!

A primeira reunião está agendada para dia 14 de março (terça-feira), pelas 20h30, na Escola EB 2,3 de Ferreiras. As sessões públicas de participação do OP têm por objetivo promover a recolha de propostas de investimento, desta feita para ser aplicado em projetos na área da Acessibilidade e Mobilidade, tendo a Autarquia definido para o efeito uma verba no valor de 250 mil euros, a maior desde sempre, ou seja desde de 2014, o ano em que a Câmara Municipal de Albufeira decidiu implementar pela primeira vez esta importante ferramenta de gestão e estratégia partilhada com os cidadãos do seu concelho.

As próximas sessões irão decorrer nas seguintes datas e locais: 15 de março| 18h30| quarta-feira – Escola EB1 de Olhos; 17 de março| 20h30| sexta-feira| Escola Secundária de Albufeira; 21 de março| 20h30| terça-feira – Escola EB 2,3 da Guia e 22 de março|18h30| quarta-feira – no Salão da Junta de Freguesia de Paderne.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha que esta é uma forma eficaz de envolver os cidadãos na política governativa local “num processo que permite reforçar os mecanismos de corresponsabilização e transparência, essenciais em sociedades ditas democráticas”. Carlos Silva e Sousa destaca a necessidade de reforçar a participação cívica dos cidadãos através da promoção de uma “cidadania ativa, responsável e integradora”. Recorde-se que o tema escolhido para a edição de 2018 do OP “Acessibilidade e Mobilidade” visa, entre outros objetivos, contribuir para promover a qualidade dos espaços, edifícios e serviços, bem como a segurança, conforto e autonomia de todos os seus utilizadores, e ainda facilitar o acesso à informação, criando as condições necessárias para uma sociedade mais justa e inclusiva.