Inauguração de Centro de Bem Estar Animal de Albufeira (OPALB2015)

O Centro de Bem Estar Animal, obra vencedora da primeira edição do Orçamento Participativo (OP) de Albufeira, foi inaugurado na passada quarta-feira, dia 14 de dezembro. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, elementos do Executivo, coordenadora e grupo de trabalho do OP, proponente do projeto, técnico municipal responsável pelo acompanhamento da obra, empreiteiro e várias entidades locais.

A inauguração do Centro de Bem Estar Animal de Albufeira era aguardada com imensa expectativa e foi acolhida com grande alegria por parte de todas as pessoas que estiveram envolvidas na concretização do projeto.

A partir de agora, Albufeira passa a dispor de um excelente equipamento que permite acolher e tratar os amiguinhos de quatro patas (cães e gatos) do concelho com excelentes condições de higiene e controlo sanitário.

O edifício, que envolveu um investimento na ordem dos 60 mil euros, foi implantado numa área de 110m2 e integra um espaço destinado a gatil com capacidade para 28 jaulas, com acesso a partir do interior e do exterior, área para banhos, receção, sala de atendimento veterinário, sala de pequena cirurgia, vestiários, sanitários, arrumos e quatro boxes de quarentena. A zona exterior, que está completamente vedada, faz a interligação com o atual Centro de Recolha, que atualmente ganhou mais duas celas de isolamento e quatro boxes para animais pequenos.

O equipamento irá, ainda, possibilitar a criação de um espaço para treino animal, localizado precisamente na zona de interligação entre o Centro de Bem Estar Animal e o Centro de Recolha.

Ana Pífaro, coordenadora do OP, aproveitou a ocasião para realçar “a visão e o empenhamento de Carlos Silva e Sousa em fazer avançar um projeto que coloca nas mãos dos cidadãos uma ferramenta extremamente importante que lhes permite ter uma participação ativa no desenvolvimento do município”, revelando que em 2017 a verba destinada ao OP irá aumentar para 250 mil euros.

Carlos Silva e Sousa reforçou as palavras da coordenadora do projeto, tendo confessado sentir-se muito feliz pelo facto de se verificar que o OP de Albufeira tem vindo a crescer ao longo dos anos, quer em termos de participação dos cidadãos quer do investimento necessário à sua concretização. “Pessoalmente, acredito cada vez mais neste projeto e devo sublinhar, que por parte do Executivo verifica-se uma vontade muito grande em fazer com que o OP seja uma realidade bem-sucedida”.

Atualmente, a proximidade entre as pessoas e o poder político é o que faz sentido, destacou “É cada vez mais necessário haver esta interligação para que as pessoas se sintam representadas, para que saibam que as suas ideias são bem acolhidas e executadas e que até mesmo as ideias que não foram vencedoras são válidas, podendo vir a ser aproveitadas no futuro”. O autarca deu os parabéns a Isabel Machadinho, a proponente do Centro de Bem Estar Animal de Albufeira, à equipa do OP e aos funcionários do Município que, em articulação com o vereador responsável pela Saúde e Proteção Animal, Rogério Neto, acolheram o projeto com enorme entusiasmo e dedicação. Carlos Silva e Sousa chamou, ainda, a atenção para a importância de todos os animais serem tratados com dignidade “só assim uma comunidade pode ser considerada justa e civilizada”, tendo terminado a sua intervenção apelando para a necessidade de adoção.

O Centro de Bem Estar Animal de Albufeira funciona diariamente para atendimento geral, entre as 9h00 e as 17h30, através do telefone: 289 599 622. O atendimento presencial pela médica veterinária (vacinação antirrábica, identificação e outros assuntos) realiza-se todas as segundas e sextas-feiras, das 9h00 às 11h00 e às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 16h30.

Paralelamente, o equipamento estará aberto todos os dias, entre as 11h30 e as 13h00, para receber todos os que desejem dar início a um processo de adoção, ou que pretendam participar como voluntários em atividades lúdicas e de enriquecimento ambiental com os animais instalados temporariamente no atual Centro de Recolha. Para mais informações, os interessados deverão contactar diretamente os funcionários do Centro, através do contacto telefónico anteriormente disponibilizado e/ou do seguinte email: cristina.simoes@cm-albufeira.pt