O representante da marca Toyota, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros da marca Toyota, modelos Auris e Corolla, dos anos de produção de 2006 - 2013, porque “Existe a possibilidade de algumas viaturas terem sido reparadas no recall dos airbag e o detonador ter sido montado com a orientação incorreta.”
O referido representante indicou, ainda, que “(…) o airbag do passageiro pode não abrir corretamente durante a deflagração do detonador (…).” e que os proprietários dos cerca de 10305 veículos existentes no mercado nacional são contactados através de carta registada, com aviso de receção, para que nestes veículos se possa “(…) inspecionar a correta orientação do detonador e corrigir se necessário.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde julho de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do “Sistema Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”, anteriormente designado Sistema RAPEX, transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.