O representante da marca Opel, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros do modelo Crossland X, dos anos de produção de 2017 e 2018, devido à “(…) possibilidade de haver fricção entre a cablagem da carroçaria e um perno roscado que se encontra na zona do piso do passageiro dianteiro. Num caso extremo, podem ocorrer danos em fios da cablagem da carroçaria e a avaria de diferentes sistemas.”
O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 1316 veículos existentes no mercado nacional são contactados através de carta registada, com aviso de receção, para que nestes veículos se possa “(…) eliminar a parte excessiva do perno e verificar o estado da cablagem da carroçaria.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde maio de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.