A época natalícia é, tradicionalmente, um período em que se verifica um aumento do número de pessoas em espaço comerciais. No período após o Dia de Natal, regista-se igualmente um maior afluxo de consumidores aos estabelecimentos comerciais, tendo em vista a troca de produtos oferecidos nesta quadra.
No presente contexto de pandemia, as potenciais aglomerações de pessoas devem ser evitadas, necessitando sempre de ser respeitadas as orientações da Direção-Geral da Saúde, designadamente quanto à concentração de pessoas, à ocupação, à permanência e ao distanciamento físico em espaços comerciais.
Neste enquadramento, o Ministério da Economia e da Transição Digital, através da Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE), promove a iniciativa "Natal 2020". É uma iniciativa de adesão voluntária dos comerciantes que subescrevem uma declaração, comprometendo-se a disponibilizar um período de trocas alargado, no mínimo, até 31 de janeiro de 2021, para os artigos adquiridos no respetivo estabelecimento, entre 4 de novembro e 25 de dezembro de 2020.
Conheça os detalhes e parceiros desta iniciativa em:https://covid19estamoson.gov.pt/natal-de-2020-compre-cuidando-de-todos/