O projeto-piloto de recolha de embalagens de bebidas em plástico em máquinas automáticas - «Quando do Velho se Faz Novo, todos ganham. Ganha o Planeta!» - totalizou 12 milhões de embalagens depositadas pelos consumidores: desde março de 2020 foram depositadas, em média, 39.000 embalagens por dia.
Este resultado possibilitou a reciclagem de cerca de 350 toneladas de PET, incorporado em novas garrafas de bebidas, promovendo a circularidade de materiais.
Por embalagem depositada em cada uma das 23 máquinas automáticas instaladas em grandes superfícies comerciais em Portugal Continental, o consumidor recebe um talão de desconto em compras ou com um valor a reverter como donativo para instituições de apoio social. No total, foram emitidos talões no valor de 510.000 euros, tendo os consumidores atribuído 10 mil euros aos apoios sociais.
De 22 de fevereiro a 15 de setembro, o projeto-piloto entra numa nova fase, dedicada exclusivamente a donativos a 23 instituições de apoio social, previamente selecionadas online pelos consumidores.
Saiba mais em https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=12-milhoes-de-embalagens-de-bebidas-entregues-pelos-consumidores