O representante da marca Renault, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos utilitários, modelo Master III, produzidos entre março de 2017 e 14/11/2017, devido a “(…) um risco potencial de não conformidade da configuração do quadro de instrumentos. Na eventualidade de uma falha da direção assistida do automóvel, poderia ocorrer à não ativação do testemunho de alerta no quadro de instrumentos.”
O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 138 veículos existentes no mercado nacional são contactados através de carta registada, com aviso de receção, para que nestes veículos se possa proceder “(…) gratuitamente à atualização dos parâmetros de configuração do quadro de instrumentos.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde junho de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do “Sistema Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”, anteriormente designado Sistema RAPEX, transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.