O representante da marca Nissan, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros, modelo Qashqai, produzidos entre 12/06/2017 e 15/01/2018, porque “(…) devido a uma configuração incorreta no software do Módulo de Controlo da Carroçaria (BCM), o sistema pode não ativar um aviso (intermitência de velocidade dupla) em caso de falha de uma lâmpada do sistema de mudança de direção (piscas).”
O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 1390 veículos existentes no mercado nacional são contactados através de carta, registada com aviso de receção, para se proceder “(…) à reprogramação do software do Módulo de Controlo da Carroçaria.” nestes veículos.
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde maio de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.