O representante da marca Mitsubishi, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros dos modelos Outlander (GF0W) e Outlander PHEV (GG2W), produzidos entre 12/2014 e 06/2016, porque “O relé da unidade de controlo eletrónico (ECU) do motor pode aquecer anormalmente. Como resultado, o motor pode paralisar durante a condução e não ser capaz de arrancar novamente.”
O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 755 veículos existentes no mercado nacional são contactados, através de carta, para que nestes veículos seja efetuada “(…) a substituição do relé da ECU do motor.”
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde o segundo quadrimestre de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do “Safety Gate - Sistema de alerta rápido para produtos perigosos não alimentares”, anteriormente designado Sistema RAPEX, transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.