Festa do projeto "Casas com Histórias"

O dia 18 de Maio foi um dia de festa no Museu de Arqueologia que serviu de palco à sessão de apresentação do projeto Casas com Histórias, promovido pelo Arquivo Histórico, Gabinete de Relações Públicas, Gabinete de Reabilitação Urbana de Albufeira (GRUA) e Museu Municipal de Arqueologia. Este projeto pretende “construir a genealogia das famílias residentes na zona antiga, procurando interligá-la com a história das suas casas e vivências deste núcleo urbano, reconstruindo a história de um dos espaços mais nobres da cidade de Albufeira”.
O evento iniciou com a estreia de um documentário inédito, realizado pela equipa do projeto, que regista os depoimentos de seis Albufeirenses. Seguido da palestra de Nuno Inácio, onde foram expostas todas as relações de parentesco entre os seis entrevistados: Teresa Bila, João Brazão, Joaquim Cruz, Paulo Norberto, António Viegas e João Cruz. Por fim, foi apresentado o site casas com histórias, onde se pretende dar a conhecer informação sobre o projeto, fotografias antigas e recentes, estórias de vida e de acontecimentos em Albufeira, toponímia de antes e de hoje, as atividades dos técnicos da câmara que constituem a equipa do projeto e muito mais.
A festa continuou com a vernissage da exposição de fotografias, subordinada à temática do projeto, da autoria do fotógrafo Rui Gregório.