Construíndo a memória do concelho de Albufeira

Retrato de snegrao.1658

O Arquivo Histórico do Município de Albufeira está instalado num edifício que terá sido, em séculos anteriores, dependência da casa dos Alcaides, e casado repeso do carvão. Este edifício foi selecionado, em 1992, para acolher o Arquivo Histórico Municipal, devido essencialmente à sua localização, situado no Cerro da Vila na zona da primitiva urbe, dentro do perímetro da muralhae na proximidade da rampa que dava acesso à porta do Castelo de Albufeira. OArquivo Histórico do Município de Albufeira integra a Rede de Arquivos do Algarve e a Rede Portuguesa de Arquivos. O serviço de Arquivo tem como missão a salvaguarda da documentação produzidapela Câmara no decorrer das suas atividades, assim como a valorização e divulgação de um património arquivístico, considerado fundamental para a construção da memória do concelho de Albufeira. Como estratégia de gestão e preservação da documentação antiga, escolheu-se a aplicação de gestão de arquivos definitivos Archeevo para a gestão, pesquisa, divulgação, conservação e preservação da documentação custodiada. O Arquivo é depositário de fundos documentais que remontam a 1504 e cujos documentos testemunham a passagem do tempo pelo concelho de Albufeira. Tem à sua guarda os fundos documentais da Câmara Municipal de Albufeira, da Administração do Concelho de Albufeira e do Cine-Pax. Através da aplicação Archeevo, os utilizadores acedem não só aos instrumentos de descrição documental, como a alguns documentos digitalizados. Neste quadro existe também o projeto de recolha de fotografias antigas de família, que se encontram disponíveis, para consulta na aplicação, designadamente coleções de fotografias antigas de famílias de Albufeira, gentilmente cedidas pelos munícipes. A página do arquivo poderá ser consultada no endereço http://arquivo.cm-albufeira.pt/.